Diretório Livre do Direito da UFSM

45 anos de DLD

“O Diretório irá encampar todas as lutas que forem estudantis, bem como as lutas mais amplas da sociedade brasileira […] Habeas Corpus, Cultural, começa ao lado de um novo tempo. A época do Diretório Livre é presente” – Manifesto Habeas Corpus, 26/06/1979.

Há 45 anos, nas salas de aula da Antiga Reitoria, circulavam cópias do Jornal “Habeas Corpus”, anunciando a criação do Diretório Livre do Direito, o primeiro diretório acadêmico de curso independente fundado na Universidade após a extinção dos Decretos 228 e 447 da Ditadura Militar, que acabaram com a livre manifestação e direito de organização estudantil autônoma.

“Livre”, pois anunciava um rompimento com a representação estudantil unificada de Centro, por vezes submetida aos interesses da Gestão da UFSM, que, no caso do Direito, se consubstanciava no Diretório Acâdemico do Direito, Economia, Ciências Contábeis e Administração (DADECA).

De fato, o DLD encampou muitas lutas. Desde as reuniões clandestinas, que enfrentavam a repressão da ditadura militar, pedindo a livre organização e a reconstrução da UNE, até o período recente, em que compôs grupos, comitês e a própria Comissão da Verdade da UFSM (lutando hoje por sua reabertura).

Desde o enfrentamento aos ataques racistas do passado, buscando que a Universidade se pintasse de povo, até o momento atual, onde se luta pelo fortalecimento das cotas e ingresso da população preta, indígena e periférica, lutando, dentro e fora do Curso, por um direito antidiscriminatório e contra ataques à igualdade de gênero, racial, e demais identidades.

Na ocasião do seu aniversário de 45 anos, a Gestão Flor e Fruto agradece ao carinho e esforço de todas as mãos que construíram o DLD por mais de quatro décadas, e que permitiram a continuidade dos seus trabalhos até hoje. Seja no 3º andar da Antiga Reitoria, ou no 4º andar do 74B, o Diretório acadêmico do Curso de Direito segue sendo, e sempre será, fiel à ideia que o forjou em meio à repressão: LIVRE, e atento aos interesses, demandas e realidades dos estudantes que representa. 

Que essa data se repita por muitos anos.

VIDA LONGA AO DLD!✊

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top